nova edição

Mesmo com Enem em novembro, já é tempo de se preparar para o exame

Ainda que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esteja distante, com a realização das provas marcada para 13 e 20 de novembro, o quanto antes a preparação começar, melhor. Conforme a coordenadora pedagógica do Riachuelo Enem e Vestibulares, Ana Paula Betega, uma boa maneira de voltar aos estudos é começar pela revisão geral dos conteúdos:

- Assim, o estudante identifica quais assuntos já estão esquecidos e ganha ritmo de leitura e estudo. Recomenda-se resolver questões para identificar os conteúdos que devem ser revisados ou aprofundados durante o ano.

VÍDEO: Husm registra uma morte e quatro casos graves de possível insolação

Ana Paula conta que, para uma boa rotina de estudos, é necessário ter disciplina, constância e equilíbrio com as outras atividades do cotidiano. Esta é uma das dicas que ela passa para que o aluno não perca o rendimento nos estudos até a data da prova (confira no quadro abaixo).

As aulas ainda não retornaram para os alunos que estão no Ensino Médio ou que estudam em cursinhos. Então, para aqueles que não sabem por onde começar, a orientação da pedagoga é se preparar para a prova de redação:

- Entendo a importância de todas as áreas na prova do Enem, porém, o aluno tem que ter um olhar diferenciado para a prova de redação. Uma boa dica de estudo, para agora, enquanto não voltam às aulas, é aprimorar o repertório para a prova de redação. Como? Leitura, leitura e leitura. Quanto mais, melhor. Jornais, revistas, sites, enfim, tudo que possa ser usado para ter um bom desempenho na escrita.

NOVO ENSINO MÉDIO
O ano de 2022 marca o início da transição para o novo Ensino Médio, modelo que, conforme o Ministério da Educação (MEC), estabelece a ampliação da carga horária de 2,4 mil horas para 3 mil horas e uma nova estrutura curricular, além de contemplar as aprendizagens essenciais e possibilitar a oferta de diferentes itinerários formativos conforme o contexto no qual as escolas estão inseridas e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. Em 2022, apenas os alunos do 1º ano estudarão no novo formato. A implementação continua em 2023 com o 1º e 2º ano, completando o ciclo de implementação nas três séries do Ensino Médio em 2024.

A mudança pode alterar a estrutura de estudos e a organização dos cursos preparativos. Sobre isso, a coordenadora pedagógica diz que o Riachuelo está atento às novidades.

- Estamos em constante atualização na organização das nossas turmas e materiais para nos adequarmos a todos os processos seletivos, sobretudo ao Enem - afirma.

DICAS
Confira o que ajuda na hora de se preparar para as provas

Estudos

  • Ter disciplina e equilíbrio nos estudos
  • Montar uma rotina de estudos
  • Revisar conteúdos a fim de encontrar assuntos que já esqueceu ou que tem dificuldade
  • Ler jornais, revistas e sites para ganhar vocabulário e melhorar a capacidade de escrita

Rotinas

  • Manter outras atividades do cotidiano, como esportes e lazer
  • Optar por uma alimentação balanceada
  • Não descuide do sono e do descanso

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM oferece cursos de Língua Chinesa em parceria com Universidade da China Anterior

UFSM oferece cursos de Língua Chinesa em parceria com Universidade da China

Próximo

UFSM terá 3.416 vagas pelo Sisu para o primeiro semestre de 2022

Educação